Telefones:
Av. Bernardo Monteiro, 890 - sala 1001
Funcionários - Belo Horizonte - MG

Cirurgia > Perguntas e Respostas

Qual o período de internação, afastamento do serviço e para retomar as atividades físicas?

O tempo de internação é de cerca de três dias. Habitualmente, interna-se no mesmo dia da operação. O tempo de afastamento do serviço é de aproximadamente 15 dias. O retorno às atividades físicas se faz progressivamente, sendo a caminhada indicada com 30 dias, a hidroginástica com 60 dias e a musculação, com 90 dias.

A operação apresenta risco de morte?

Sim, como toda e qualquer operação de grande porte, a gastroplastia redutora apresenta mortalidade operatória. Esta mortalidade é de cerca de 1% e dependerá das condições clínicas no momento da operação. Idade avançada, doenças associadas e operações abdominais anteriores podem aumentar o risco da operação. É importante esclarecer que o risco do tratamento cirúrgico é muito pequeno quando comparado a mortalidade da obesidade a longo prazo.

O uso de cinta é obrigatório?

Não. Mas, alguns pacientes sentem-se mais seguros e confortáveis coma cinta. Só recomendamos a cinta após o primeiro retorno com o cirurgião. Nos primeiros dias é muito comum ocorrer pequenas aberturas com saída de secreção nas feridas operatórias. Ocorrem com frequência e não apresentam gravidade. Porém, o uso da cinta durante este período pode prejudicar a cicatrização, além de não impedir a ocorrências dessas aberturas.

É comum a queda de cabelo no pós-operatório?

Sim. Pode ocorrer queda de cabelo nos primeiros meses. Ela é transitória e não possui causa definida. Pode ser amenizada com o uso de complexos vitamínicos e cessa em torno do 6o. mês.

O uso de vitaminas é obrigatório?

Não. A prescrição de complementos vitamínicos e minerais dependerá da presença de alterações observadas pelo endocrinologista através dos exames de sangue.

A partir de quando está indicada a cirurgia plástica?

O excesso de pele decorrente da redução de peso pode necessitar de operação plástica. Ela só é indicada após a estabilização do peso que ocorre entre um ano e meio a dois anos.

Posso voltar a engordar após a operação?

Após a estabilização do peso, alguns pacientes poderão recuperar poucos quilos. A quantidade de peso recuperado dependerá de diversos fatores, tais como: alterações hormonais, consumo de bebidas alcoolicas, doces em geral, chocolates, falta de atividade física e frequência de controle clínico com o endocrinologista. Após a estabilização de perda de peso, o efeito da operação é considerado como encerrado. A manutenção ou alteração do peso dependerá única e exclusivamente da disciplina do paciente.

É possível engravidar após a operação?

Sim. Porém, não é aconselhável engravidar nos primeiros 18 meses, período em que o peso ainda não se estabilizou. É recomendável o uso de contraceptivos, de preferência não pela via oral, durante este período.