Telefones:
Av. Bernardo Monteiro, 890 - sala 1001
Funcionários - Belo Horizonte - MG

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica, progressiva e fatal, que se caracteriza pelo excesso de tecido gorduroso no corpo de uma pessoa.

É uma doença multifatorial, ou seja, possui diversas causas, que muitas vezes atuam em conjunto. A principal causa é a herança genética, mas o aparecimento da obesidade poderá ocorrer em decorrência de maus hábitos alimentares, falta de atividade física, alterações psíquicas ou hormonais (como o hipotireoidismo), entre outros motivos. Acredita-se que cerca de 51% da população brasileira esteja com sobrepeso (33% com idade entre 18 a 25 anos) e 3% já com a obesidade do tipo III.

Para melhor conhecer e tratar a obesidade, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classifica a obesidade utilizando o IMC (Índice de Massa Corporal). O índice é calculado dividindo-se o peso (em quilos) de uma pessoa pela sua altura (em metros) ao quadrado.

Doenças provocadas ou agravadas pela obesidade

1. Hipertensão arterial.
2. Diabetes.
3. Doenças coronarianas, infarto do miocárdio e derrames cerebrais.
4. Apneia do sono (parada da respiração durante o sono).
5. Aumento do colesterol e triglicérides.
6. Cálculos da vesícula biliar.
7. Artroses.
8. Varizes nas pernas.
9. Depressão.
10. Impotância e infertilidade.
11. Cânceres de intestino, próstata, mama, útero e ovários.
12. Outras doenças que encontram-se ainda em estudo.

Cirurgia da obesidade

A operação de redução do estômago é um procedimento efetivo para o tratamento da obesidade, que tem as suas próprias indicações e características. O principal objetivo do tratamento cirúrgico é ajudá-lo a perder peso, de modo que você tenha uma boa qualidade de vida, com redução significativa do risco de complicações decorrentes da obesidade. Saiba mais sobre a cirurgia.