Telefones:
(31)3222-6422
(31)3222-2295
Fax:(31)3222-6888
Av. Bernardo Monteiro, 890 - sala 1001
Funcionários - Belo Horizonte - MG

Cirurgia > Avaliação Pré-Operatória

 

Avaliação pré-operatória

Os candidatos a tratamento cirúrgico devem ser submetidos a uma avaliação pré-operatória completa para determinar fatores de risco que possam aumentar as complicações e comprometer o resultado da operação. Esta avaliação é realizada por um grupo de pessoas (equipe multidisciplinar) que tem experiência no cuidado de pacientes com obesidade grau III. Além de solicitar vários exames, o médico irá pedir que você faça uma avaliação com endocrinologista, nutricionista, psiquiatra ou psicólogo, anestesiologista e outros especialistas que julgar necessário. Lembre-se: esta avaliação completa é para a sua proteção.

 

Tem indicação de operação:

1. Todas as pessoas classificadas como obesas grau III, com IMC igual ou acima de 40.

2. Pessoas com obesidade moderada (Grau II), IMC acima de 35 anos que apresentam doenças associadas que ameacem a vida e que comprovadamente pioram com o excesso de peso.

3. Devem ter entre 18 e 65 anos de idade. Casos fora desta faixa etária também poderão ser operados, mas somente após avaliações e precauções especiais.

4. Todos deverão ter, no mínimo, dois anos de tratamento clínico correto, com supervisão médica, para poder caracterizar insucesso com tratamento clínico.

5. Ausência de dependência a drogas ilícitas, de alcoolismo e de doenças psicóticas ou demências graves ou moderadas.

6. Compreensão pelo paciente e seus familiares dos riscos e mudanças de hábitos inerentes a uma operação de grande porte e da necessidade de acompanhamento pós-operatório com a equipe multidisciplinar, e não apenas com o cirurgião, por toda a vida.

 

Quais os exames a serem feitos?

Os exames a serem feitos podem variar de acordo com a avaliação de cada paciente. A lista a seguir enumera os exames pedidos com maior frequência.

1. Exames laboratoriais de sangue, fezes e urina.
2. Endoscopia digestiva alta.
3. Ultrassonografia abdominal total.
4. Avaliação endocrinológica.
5. Avaliação psicológica ou psiquiátrica.
6. Avaliação cardiológica.
7. Avaliação pneumológica.
8. Avaliação nutricional.
9. Avaliação com anestesiologista.
10. Outros exames ou avaliações poderão ser solicitados se necessários.